Como lavar seu jeans!

0
28/05/2014
Hola!!!


Depois que Chip Bergh, CEO da Levis declarou que não lava suas calças jeans (por razoes óbvias, uma vez que a calça foi feita pensando na resistência a um trabalho pesado) surgiu então uma dúvida! Calça jeans deve ser lavada? O jeans realmente sofre na hora da lavagem?

Há quem defenda que as calças devem ser limpas só com escovinha e pano úmido, pensando também na sustentabilidade e na economia da água.

O jeans normal de cada dia deve SIM ser lavado, mas exige algumas atenções! O TM trouxe os 10 mandamentos sobre como lavar sua calça jeans, feitos pela Renata Guarnieiro, gerente de marketing da Vicunha e Patrícia  Elena Ribeirocoordenadora de produto da tecelagem especializada em denim.



LAVAR
1. Separe o jeans das roupas claras, pois ele solta tinta. 
2. Lave na máquina, com água fria e sabão normal. Pode centrifugar sem medo.
3. Para preservar a cor original, lave as peças do avesso. "Agora, se você quer que o jeans desbote, para dar um efeito desgastado, deixe do lado certo”, sugere Renata.

SECAR
4. Deixe secar à sombra, para não desbotar. E assim que estiver seca, retire do varal

PASSAR
5. Não precisar passar. “É só deixar bem esticadinho na hora de secar”, aconselha Patrícia.
6. Caso queira alisar o jeans, olho na etiqueta. Se a peça tenha poliéster na composição, o ferro muito quente pode fazer um vinco e marcar a roupa para sempre. 

GUARDAR
7. Só evite deixar a roupa exposta ao sol. “O jeans é sensível à luz e desbota”, explica Renata.

NÃO USE
8. Alvejante, nem pensar. A não ser que seu objetivo seja desbotar a cor original de propósito.

JEANS RESINADO
9. No caso do resinado ou com textura, lave sempre do avesso e à mão. "Tome cuidado com as lavanderias. Elas costumam lavar a peça a seco, com produtos químicos, que estragam a resina da peça”, ressalta Patrícia.

TEMPERINHO
10. Adicionar um pouco de sal na água (cerca de uma colher de sopa), durante a lavagem, faz com que a cor do jeans desbote menos.

Agora, já sabem! Mais cuidado com o jeans, ele merece!


Besos :P

0 comentários: