Dica FW-13: substituição alimentar

0
29/07/2013
Hola Hola!!!

A reeducação alimentar é um ponto importante pra quem está a fim de manter o físico em forma e ao mesmo tempo ter saúde e qualidade de vida. É o que eu e inúmeras pessoas no mundo inteiro procuram no dia-a-dia. Por isso a Dica FW-13 de hoje é sobre este assunto: a substituição de alimentos.

Não é tão difícil assim substituir alguns itens, devemos apenas fazer boas escolhas! Confira abaixo!

Vamos começar pelo café da manhã, refeição mais importante do dia!


Pão francês – Modere:
O que depõe contra o tradicional pãozinho é o índice glicêmico (IG). Esse indicador, que tem sido muito badalado e já aparece em rótulos de produtos em países como a Austrália, é uma classificação para alimentos cheios de carboidrato e está relacionado com a velocidade da digestão e com a entrada do açúcar nas células. Existem dois grupos de comida nessa história: aqueles de baixo IG (< 55) e os de alto (> 75), do qual o pão branco faz parte. Acontece que a turma mais elevada é capaz de provocar o rápido aumento da glicemia, o que faz com que a fome venha ligeira, favorecendo a subida no ponteiro da balança.

Pão integral com linhaça – Desfrute:
Este tipo de pão é preparado com a farinha de trigo integral. Além de contribuir com as fibras, o que aumenta a saciedade, o ingrediente oferece vitaminas do complexo B e por isso dá mais pique e colabora para melhorar o humor. Uma única fatia de pão integral de linhaça pode conter até 2 g de fibras, que atuam no combate à obesidade.


Manteiga – Modere:
O problema atende pelo nome de saturada. Esse tipo de gordura tem uma textura mais consistente do que as outras, na cozinha, por exemplo, é a última a ficar mole, já que precisa de temperaturas altas para liquefazer. E no nosso organismo se comporta de maneira parecida, daí estar associada ao entupimento de artérias. Justamente pela fama, a recomendação dos especialistas é de não ultrapassar 7% do total de calorias diárias, ou seja, são cerca de 15,5 g de saturadas, para uma dieta de 2 000. O pior é que em apenas 1 colher de sopa de manteiga é possível encontrar mais da metade desse valor.1 colher de sopa de manteiga soma 8 g de gordura saturada e essa substância pode contribuir para a elevação do colesterol ruim, o LDL.

Margarina – Desfrute:
Aqui é o arranjo de gorduras que faz a diferença. Boas margarinas costumam oferecer um mix de mono e poli-insaturadas, e essa dupla tem grande afinidade com assuntos do coração. Basta lembrar que, do grupo das poli, faz parte o ômega 3, um aliado na redução do colesterol ruim. Para a turma que anda contando calorias, vale optar por versões de margarina light.


Iogurte natural – Modere: 
presença marcante de gordura, especialmente a saturada, que faz com que o iogurte seja substituído mesa do café da manhã. Entretanto, é preciso deixar claro que essa substância não precisa ser completamente excluída do cardápio. Para a gordura saturada, o que vale é precaver, ou seja, menos é melhor, afinal, ela é acusada de fazer aumentar os teores de colesterol em circulação, o que leva à obstrução dos vasos sanguíneos e interfere com a circulação.

Iogurte desnatado com fibras – Desfrute: 
Além de estar livre de doses generosas de gordura, esse lácteo oferece um tipo de fibra que tem ação prebiótica, ou seja, serve de alimento para micro-organismos que habitam nossa barriga. No intestino, moram milhões de bactérias do bem, caso das bifidobactérias e dos lactobacilos, que, entre outras coisas, trabalham em prol do sistema imunológico. Segundo estudos, para que esse exército se fortaleça e aumente, vale apostar em uma dupla de fibras que aparece na formulação desses iogurtes e atende pelos nomes de fruto-oligossacarídeos (FOS) e inulina. Por causa da ação prebiótica, as fibras encontradas nesses iogurtes colaboram para a absorção de minerais como o cálcio.


Mamão formosa – Modere: 
A cor desbotada do mamão formosa denuncia uma de suas deficiências: a falta de licopeno. Esse pigmento, da família dos carotenoides, tinge os vegetais de laranja-forte ou vermelho. Uma pena essa ausência, já que a substância protege a próstata.

Mamão papaia – Desfrute: 
Entre os mamões, ele é campeão em fibras. Para quem precisa dar um empurrão ao trânsito intestinal, vale começar o dia com 1/2 unidade da fruta, que oferece 2,5 g da substância. Sem contar as boas doses de vitamina C, o nutriente que blinda o sistema imune.

Espere que tenham gostado das dicas! Logo logo voltamos com mais Dicas FW-13!

Besos :P

Crédito: Abril Saúde


0 comentários: